Pequeno Sonho de Outono

Apesar de viver em Buenos Aires, sinto a chegada do outono bem diferente da minha cidade natal, São Paulo. Principalmente quando se trata do meu alimento preferido: sorvete. Aqui em Buenos Aires são mais saborosos nessa época do ano.

Já se vão dez anos desde a última vez que vivenciei um outono em São Paulo. Esse hiato temporal me leva a acreditar que as cores das folhas aqui em Buenos Aires, possuem nuances distintas das que adornam a paisagem paulistana no mesmo período. Um mosaico de cores que varia do verde ao vermelho, passando por tons de amarelo, laranja e ocre.

Será que esse tapete multicolorido que cobre as ruas e parques aqui têm um brilho diferente? Ou é a saudade que pinta minhas lembranças de cores mais intensas? Esse questionamento não apenas aguça minha percepção sobre as pequenas maravilhas do outono, mas também me faz refletir sobre como a distância e o tempo moldam nossa apreciação das mudanças sazonais.

Características do outono

O outono é uma estação do ano que ocorre após o verão e antes do inverno. Tem início a partir do momento em que há o chamado equinócio de outono, fenômeno em que dias e noites têm o mesmo tempo de duração. No Hemisfério norte, o outono inicia-se no dia 22 e 23 de setembro e, no Hemisfério sul, no dia 20 e 21 de março. Sempre que é outono no Hemisfério norte, é primavera no Hemisfério sul e vice-versa.

O outono apresenta diversas características próprias e só se manifesta mais acentuadamente nas regiões de clima temperado e subtropical. Nesses climas, ocorre a queda das folhas como característica mais marcante da estação. Além disso, as plantas frutíferas tendem, nessa época do ano, a amadurecer seus frutos, sendo uma estação de muita produção de frutas.

Nessa estação, os ventos também aumentam e ficam mais fortes gradativamente. Como o outono antecede o inverno, é comum também haver quedas de temperaturas constantes. Se há queda nas temperaturas, também há a diminuição da umidade do ar. Geadas e neve podem ser também comuns nessa estação do ano.

Outono no Brasil

No Brasil, o outono tem influência e características mais bem definidas no sul da Região Sudeste e na Região Sul, por estarem mais próximos ou localizados na zona temperada do Sul. O outono configura-se em nosso território como uma estação de transição entre verão e inverno, alterando algumas características climáticas.

São observadas nesse período alterações nas condições do tempo atmosférico, com maior presença de queda na temperatura diária ou de nevoeiros em regiões de altitude maior no Sudeste e Sul do país. Nas demais áreas do país, ocorre uma redução da incidência de chuva, tendo, portanto, queda nos índices de precipitação.

Nas Regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, as temperaturas também ficam mais amenas no meio da estação, com variações de temperatura entre 12 °C de mínima e 18 °C de máxima.

Isso ocorre porque há a entrada de massas de ar frias oriundas do Polo Sul da Terra. O final da estação é marcado, na porção central do Brasil, pelo fim das chuvas, iniciando a estação do inverno.

No sul do Brasil, por se tratar de uma região de clima subtropical, ocorrem fenômenos como a queda de temperatura e o aumento dos ventos, anunciando o inverno. É comum também observar a frutificação das plantas, configurando-se como a estação das frutas.

Atividades preferidas

Culturalmente, o outono é um período rico em festivais e eventos que celebram a música, a arte e a literatura. Muitas cidades brasileiras aproveitam a estação para promover feiras de livros, exposições artísticas e concertos ao ar livre, aproveitando o clima ameno.

Para os estudantes da língua portuguesa, o outono no Brasil oferece uma excelente oportunidade para expandir o vocabulário e explorar temas relacionados às mudanças sazonais, à natureza e à cultura. Palavras como FOLHAS, AMENO, COLHEITA, ETC.

Além disso, a estação é um convite para praticar a pronúncia distintiva do português brasileiro, especialmente com palavras que contêm os sons de « e «NH«, contrastando com o «Ñ» do espanhol. Para isso, deixo aqui um tópico gramatical que auxiliará na pronúncia correta. 

De sonhos ao vocabulário

Enquanto as minhas reflexões sobre sorvetes e as nuances do outono em Buenos Aires e São Paulo me conectam com as memórias e sabores de ambas as cidades, elas também abrem caminho para uma exploração mais profunda da língua portuguesa.

Assim, convido a mergulhar comigo nas peculiaridades do português, focando especialmente nos sons que tanto nos fascinam quanto nos desafiam.

Uso de N e NH: Explorando os Sons do Português

portuguêsespanholEm português, a presença do «N» e do «NH» oferece um contraste interessante com o «Ñ» do espanhol, uma diferença que não apenas enriquece nosso vocabulário, mas também aprimora nossa pronúncia. 
Em português, o «N» sozinho tem o som igual ao do espanhol, enquanto o «NH» produz um som similar ao som em espanhol representado pela letra «Ñ». 
tamanhotamaño
pequenopequeño
dinheirodinero
adivinharadivinar
ganharganar

Exercícios de Vocabulário

  1. Traduza para o português: «año».
  2. Como se diz «niño» em português?
  3. Transforme a palavra espanhola «leña» para português.
  4. Qual é o equivalente de «compañero» em português?
  5. Traduza «muñeca» para o português.
  6. Como você escreveria «cariño» em português?
  7. Encontre a palavra em português: «señal».
  8. Traduza para o português: «baño».
  9. Como se diz «mañana» (quando se refere ao período de qualquer, não ao dia seguinte) em português?
  10. Qual é o termo em português para «dueño»?

Te espero en mi Programa de Inmersión con actividad online y gratuita.

Cássia profesora de portugués

Sígueme en las redes sociales para consejos diarios de portugués y más.

Comparte con tus amigos.
error
fb-share-icon

Publicado

en

por

Etiquetas:

Comentarios

3 respuestas a «Pequeno Sonho de Outono»

  1. Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.

  2. Muito obrigada por me acompanhar.

  3. Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *