O que comer no Brasil? Muito além do arroz com feijão!

Se você pensa que no Brasil todo restaurante é igual, prepare-se para uma deliciosa surpresa! Por aqui, o jeito de comer fora diz muito sobre a nossa cultura, e de quebra, expande seu vocabulário em português. Em todas as principais cidades, você vai encontrar tipos de restaurantes que são a cara do Brasil:

Tipos de restaurantes para desbravar

🟢 Churrascaria de rodízio: Prepare-se para uma experiência carnívora! Garçons circulam pelas mesas oferecendo diversos tipos de carne. Você aceita o que quiser, quantas vezes quiser, e pode recusar também!. A dica de ouro? Vá com calma para não perder a chance de provar a famosa picanha!

🔴 Restaurante mineiro: Comida típica de Minas Gerais, feita para aconchegar o coração e o estômago. Feijão-tropeiro, couve refogada, torresmo, frango com quiabo… tudo servido no fogão a lenha. É comida com gosto de casa de vó, saborosa e abundante!

🟠 Casa do Norte: Um pedacinho do Nordeste e do Norte do Brasil na sua mesa. Aqui você encontra pratos regionais como mandioca frita, carne de sol, baião de dois, farofa e a inconfundível manteiga de garrafa. Pura tradição e sabor marcante!

🟡 Restaurante por quilo: Prático, rápido e muito comum nos almoços de segunda a sexta. Você entra, pega um prato e se serve à vontade em um bufê. No final, é só pesar o prato e pagar conforme o peso. Uma ótima oportunidade para experimentar um pouco de tudo!

🥣 Feijão: o queridinho nacional (com algumas exceções!)

Todos esses restaurantes terão um ingrediente em comum: o feijão! Por quê? As Frenéticas respondem:

Dez entre dez brasileiros elegem feijão
Puro, com pão, com arroz

Com farinha ou com macarrão
 (Trecho da música «O Preto Que Satisfaz (Feijão Maravilha)» de As Frenéticas)

Essa é a cara do feijão no Brasil! A maioria dos brasileiros o consomem muito. Mas, acredite, tem gente que não come tanto, ou quase nada, como eu! É a prova de que o Brasil é feito de muitas facetas, até na hora de comer.

Atenção: Feijão não é Feijoada!

Antes de fazer o seu pedido Antes de fazer seu pedido no restaurante, anote essa dica de ouro para evitar confusões: feijão não é feijoada!

O Feijão: É a base do prato do dia a dia, aquele que acompanha o arroz, a carne e a salada. O preparo é um verdadeiro ritual em muitas casas, começando por deixar os grãos de molho por pelo menos 12 horas e depois cozinhá-los na temida panela de pressão. É temperado com alho, sal e outros segredos de família. Cada um tem seu jeito de preparar o feijão, e por aqui você encontra feijão preto, rajado, carioca, de caldo grosso ou ralo… É a base alimentar da sociedade brasileira!

A Feijoada: Ah, esse é um prato completo e uma verdadeira festa! O cozimento do feijão é similar ao do dia a dia, mas a grande diferença é que ela é feita com carnes defumadas de porco (linguiça, costelinha, carne seca, etc.). Geralmente, é servida nos restaurantes às quartas ou sábados, e vem acompanhada de couve refogada, farofa, caldinho apimentado e laranja (para ajudar na digestão). Não é um prato para o dia a dia, mas sim para reuniões familiares e celebrações especiais. Uma experiência gastronômica imperdível!

Desvendando o Brasil pelo cardápio

Se você quer realmente entender o Brasil, comece lendo um cardápio! Você sabe a diferença entre o cardápio de um restaurante e o de uma padaria, que carinhosamente chamamos de «padoca»? Spoiler: os dois podem ter feijão, mas são espaços e experiências bem diferentes!

Conhecer a culinária é essencial para entender o que o garçom vai te trazer quando você pedir um PF (prato feito), o famoso prato executivo que é um clássico do almoço brasileiro.

Treinar vocabulário é também entender o contexto de cada palavra! Quando você for falar português com segurança, comece pelo vocabulário da comida. Você vai precisar dele em qualquer encontro, almoço de negócios ou visita a uma casa brasileira.

Desejo que este texto seja o empurrãozinho que faltava para apostar no seu projeto de falar português com segurança. 

Para ir além, recebe um exercício com música brasileira toda semana, no seu e-mail, para desvendar as nuances do português e se sentir cada vez mais conectado com o idioma, deixe seu e-mail para participar:

🔐 Nota de confianza:

Prometo no hacer spam. Sólo recibirás contenido de calidad para aprender portugués cada semana.

Soy Cássia Maldonado
Dicto clases online a profesionales y estudiantes que necesitan comunicarse con fluidez y seguridad.

cassiabr.com/home

Sígueme en redes sociales para recibir consejos diarios y estar más cerca del portugués real de Brasil.

Chatea en WhatsApp
Escanea el código